terça-feira, 28 de junho de 2011

Photoshop: como prender seus amigos em uma garrafa


Passo 1 - Tire as suas fotografias

É importante que, nesse passo, você preste atenção na qualidade das imagens, já que isso é fundamental para a montagem. Uma imagem com baixa qualidade é muito mais difícil de ser manipulada no Photoshop.
Preste atenção à iluminação ambiente, para que tanto a foto das garrafas quanto as fotos dos seus amigos fiquem mais ou menos com o mesmo balanço de branco, saturação e luz. Você pode ajustar isso separadamente depois, mas é preferível que esses aspectos já sejam pensados antes.
Tire muitas fotografias e experimente vários ângulos, para que você possa ter uma grande quantidade de possibilidades e consiga achar aquelas que se encaixam melhor. Procure iluminar bem a cena sempre, para que as imagens fiquem nítidas e os detalhes sejam visíveis.

Passo 2 - Recorte os seus amigos

No passo 1, é preferível que você já tenha em mente que será preciso recortar as fotografias dos seus amigos, tirando o fundo e deixando só as pessoas. Portanto, peça para que eles usem roupas coloridas que contrastem com o fundo. Não é necessário bater fotos em um fundo branco, porém se isso for possível, ajuda na edição.
Abra a imagem no Photoshop e, antes de qualquer ação, transforme o “background” em um layer, para que seja possível excluir o fundo. Vá até a janela de visualização dos layers, clique com o botão direito sobre o “background” e selecione a opção “Layer from background”.
Transforme o fundo em um layer para poder editar e deixar transparente (Fonte da imagem: Baixaki)
Agora selecione a sua ferramenta de seleção preferida. Se o fundo for completamente branco e as cores da roupa da pessoa contrastarem bastante com isso, é possível fazer a seleção com a varinha mágica (Magic Wand Tool) mesmo. Para usá-la, escolha um valor de tolerância em “Tolerance” que varie entre 20 até 30% e clique em um ponto branco da tela para que a ferramenta selecione automaticamente toda a área em branco, conforme a imagem a seguir:
Utilize a ferramenta de varinha mágica (Fonte da imagem: Baixaki)
Delete a parte selecionada e repita a operação até excluir todas as áreas de fundo da imagem, deixando apenas o modelo. Se a varinha mágica pegar alguma parte da roupa ou pele da pessoa, diminua mais ainda a tolerância e tente novamente.
Se, contudo, o seu fundo não for branco, existem outras formas de fazer o corte. Você pode utilizar o laço magnético (Magnetic Lasso Tool), por exemplo. Com essa ferramenta, clique em um ponto da fotografia e, sem soltar, vá arrastando a seleção pelas áreas que você pretende cortar. Marque toda a “borda” da pessoa com o laço, conforme essa imagem:
Você pode utilizar a ferramenta de laço magnético (Fonte da imagem: Baixaki)
Após terminar toda a seleção, não a delete ainda, pois você selecionou dessa forma o modelo, e não o fundo. Aperte o atalho Ctrl+Shift+I para inverter a seleção, e então apague o fundo. Use o laço magnético quantas vezes for preciso até tirar todo o fundo da fotografia.
Outra opção ainda é o laço simples, que pode ser usado se você tem um pulso firme, pois a sua seleção é livre. Utilize-o para áreas pequenas, sempre apagando o fundo selecionado de tempos em tempos. Seja qual for a ferramenta utilizada, o importante é recortar os modelos e apagar o fundo.
Salve cada uma das imagens em arquivos PNG separados. Não salve em JPG, pois esse tipo de arquivo não suporta fundos transparentes. O PNG é um pouco mais pesado, porém ele permite que você salve o seu modelo sem o fundo branco.

Passo 3 - Posicione as imagens cortadas

Esse é o passo mais simples. Pegue as imagens cortadas e abra-as no mesmo arquivo da fotografia das garrafas, Posicione os seus amigos onde você deseja que eles fiquem no resultado final.
Para redimensionar as imagens, selecione o layer (camada) e, com a ferramenta de marcação (Retangular Marquee Tool) clique com o botão direito sobre a foto do seu amigo. Agora escolha a opção “Free Transform” no menu de contexto para alterar o tamanho da imagem. Para não distorcer, sempre aumente ou diminua a foto com a tecla “Shift” pressionada, para redimensionar em escala.
Posicione e escale a imagem (Fonte da imagem: Baixaki)

Passo 4 - Apague as áreas de “dobra” do vidro

Esse é o primeiro passo de transformação desse tutorial, e é aqui que a mágica começa a acontecer. Nenhum vidro é completamente transparente, principalmente nas suas “dobras”. Se alguma parte das fotografias estiver sobre essas dobras, você pode suavizar a imagem para aparentar que o vidro está na frente da pessoa.
Selecione a ferramenta borracha (Erase Tool) e coloque a sua opacidade baixa, em torno de 25 a 30%, apenas para apagar de leve a imagem e dar o efeito de transparência. Por enquanto, faça isso apenas nas partes com dobras no vidro.
Apague as áreas que estão sob as "dobras" do vidro (Fonte da imagem: Baixaki)

Passo 5 - Ajuste a opacidade dos modelos

Agora nós vamos deixar o resto da imagem com uma transparência também, para dar mais a ideia de que a pessoa está atrás de um vidro. Faça uma cópia do layer de cada modelo, clicando com o botão direito e selecionando “Duplicate Layer” (Se preferir, use o atalho Ctrl+J). Use o nome do layer para se organizar. Isto é, em vez de deixar os nomes padrão (layer 1, layer 2 etc...), renomeie com os nomes dos seus amigos.
Aplique o efeito e diminua a opacidade, de acordo com a imagem (Fonte da imagem: Baixaki)
Para cada um dos modelos, você vai precisar fazer o seguinte: na janela de layers, selecione a cópia de cada uma das camadas (layers) e aplique o efeito “Color Overlay”, com um tom de cinza claro da sua preferência. (faça isso conforme a imagem acima). Logo em seguida, modifique a opacidade desse layer para aproximadamente 25%.
O valor da opacidade do layer depende do cinza que você usar, portanto experimente até chegar no resultado perfeito: nem muito transparente e nem muito opaco. Se você chegou até aqui, a sua imagem deve estar mais ou menos com essa aparência:
Resultado parcial, com a opacidade aplicada (Fonte da imagem: Baixaki)

Passo 6 - Distorça os seus modelos

Apesar da transparência geral e das partes de “dobra” do vidro, o resultado ainda não está convencendo totalmente nesse ponto. Isso por que o vidro não é uniforme, existem sempre reflexos que aparecem apenas em algumas áreas e isso precisa ser colocado agora na imagem.
Crie um layer totalmente transparente e o coloque na frente de todos os outros (para fazer isso, basta colocá-lo no topo da lista de layers). Agora pegue a ferramenta pincel (Brush Tool) e selecione a cor branca. Passe alguns riscos sobre os modelos, ainda no layer transparente. Não se esqueça de que o vidro não reflete da mesma forma nas beiradas, portanto passe o branco apenas no meio.
Aplique primeiro o pincel e em seguida distorça com a ferramenta "Smudge" (Fonte da imagem: Baixaki)
Agora vem a parte mais complicada. Para dar um ar mais real para esses reflexos, pegue a ferramenta “Smudge Tool” e distorça um pouco o traço do pincel, porém, sempre mantendo esse traço dentro da área “plana” do vidro. Faça isso conforme é mostrado na imagem acima. Depois de fazer isso, diminua a opacidade do layer para aproximadamente 15%.

Passo 7 - Crie uma sombra

Esse passo não é obrigatório, mas é interessante para dar um ar ainda mais realista à sua montagem. Crie uma nova cópia para cada um dos layers dos modelos e aplique um “Color Overlay” preto neles, conforme feito no passo 5. Aplique então o filtro “Gaussian Blur” em aproximadamente 8% para suavizar a imagem (Filters > Blur > Gaussian Blur)
Abra então a ferramenta “Free Transform” para ajustar a sua sombra no chão. Gire a imagem verticalmente e achate-a, obedecendo sempre a direção da luz e das sombras da fotografia de fundo. Faça isso com o layer que foi pintado de preto.
Crie sombras para trazer mais realismo à imagem (Fonte da imagem: Baixaki)
Após posicionar a sombra, modifique a opacidade de cada um dos layers para aproximadamente 15%, dependendo bastante do efeito que você quer causar, com mais ou menos sombra. Não precisa ficar algo muito aparente, apenas um detalhe.

Passo 8 - Faça os últimos ajustes nos modelos

Agora é a hora dos ajustes finais nos modelos. Você precisa olhar para a imagem e perceber os pontos nos quais falta reflexo ou os pontos que poderiam estar mais escuros. As ferramentas “Dodge Tool” e “Burn Tool” servem para clarear e escurecer as áreas nas quais você deseja aplicá-las, respectivamente.
Utilize as ferramentas "Dodge" e "Burn" para clarear e escurecer áreas da imagem (Fonte da imagem: Baixaki)
Escureça um pouco alguns contornos utilizando o pincel “Burn Tool” com a opacidade aproximadamente em 25%, principalmente nas áreas de sombras, como os pés e mãos. Se necessário, pegue novamente a ferramenta borracha e apague mais algumas áreas (com opacidade menor ainda do que antes) para simular a transparência do vidro.
Por fim, aplique em cada um dos modelos um filtro de “Gaussian Blur” igual foi feito para as sombras no passo anterior, porém com a porcentagem bem menor, algo em torno de 0.8% ou 1%, apenas para dar aquele desfocado típico da superfície do vidro.

Passo 9 - Ajustes finais

Por mais que os modelos já estejam “dentro” das garrafas, é possível que você sinta que falta de algo, uma unidade na foto. Isso é normal, principalmente se você está começando agora a mexer no Photoshop. Para ajudar a juntar os elementos, você pode usar layers de ajustes gerais, que modificam toda a cena de uma vez.

Layer de níveis

Vá no menu “Layer” na parte de cima da janela, abra a opção “New Adjustment Layer” e selecione “Levels”. Esse é um dos principais ajustes que você vai fazer em qualquer fotografia que você for editar. Está lembrado dos ajustes de brilho e contraste? Você não precisa mais usá-los, basta ajustar os níveis.
Se você nunca mexeu nos níveis da foto, não se preocupe. Está vendo os três marcadores abaixo do histograma da foto? O marcador do meio controla os tons médios, o da direita os tons claros (altos) e o da esquerda, os tons escuros (baixos).
Utilize os níveis para ter um controle maior sobre o brilho e contraste (Fonte da imagem: Baixaki)
Se você quer clarear os pontos altos da imagem, arraste o marcador direito para o centro. Se você quiser escurecer os pontos baixos, basta fazer o contrário, arrastando o marcador da esquerda para o centro. O marcador central clareia ou escurece a imagem nos tons médios. Experimente essa ferramenta até chegar a um resultado com o contraste desejado.

Layer de saturação

Não existe segredo nesse layer. Vá em “Layer > New Adjustment Layer > Hue/Saturation” e ajuste a saturação para a quantidade que você preferir. No exemplo, nós deixamos as cores mais apagadas para dar um ar mais sério e “sujo” à imagem, mas você pode fazer da maneira que combinar mais com a sua montagem.
Se você quiser, adicione outros layers de ajuste à imagem, de acordo com o seu gosto pessoal. Vá testando cada um dos ajustes para saber quais transformações eles causam no resultado final. Se você não gostar, basta apagar a camada de ajuste.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/10860-photoshop-como-prender-seus-amigos-em-uma-garrafa.htm#ixzz1QbDSo78v

Nenhum comentário:

Postar um comentário