quarta-feira, 13 de julho de 2011

Photoshop: como inserir um piercing em uma foto


Fazer um piercing não é mais um ato de rebeldia sem causa ou revolta adolescente. Decorar o corpo com jóias é, em muitos casos, até melhor aceito do que fazê-lo com tatuagens. Assim, é comum encontrar pessoas de diversas idades e todos os estilos de vida aderindo à prática.
Porém existem riscos envolvidos, dependendo do local a ser perfurado e principalmente do profissional responsável pelo procedimento. O próprio resultado estético também pode ser bem diferente do esperado, e para diminuir a chance de você se arrepender de colocar um piercing, que tal testar o look antes de passar a agulha?
Como a equipe do Baixaki não pode correr atrás de um estúdio de perfuração para conferir as condições de higiene, qualidade do material e profissionalismo do piercer, fazemos a nossa parte ensinando como – no Photoshop – você pode simular uma jóia. Mesmo assim, os cuidados acerca de quem vai colocar seu piercing, e onde isso será feito, são importantíssimos! Não arrisque sua saúde com material ou aplicadores de segunda linha, e confira sempre a situação do estúdio.
Inclusive, a imagem que você irá criar seguindo esses passos pode servir de referência para o profissional fazer o serviço exatamente como você quer. Neste tutorial, será usado como exemplo uma pequena argola colocada no nariz, mas com alguma criatividade é bem fácil simular outros tipos de piercings em qualquer parte do corpo. Os comandos são praticamente iguais para todos os tipos de perfuração.
Então é isso, mãos à obra!
Foto original
Para começar, escolha um retrato e que a parte que você quer conferir como fica perfurada esteja bem visível e nítida. Para este tutorial, escolhemos essa bela loira para ter seu nariz perfurado.
Seleção ovalCom o retrato já aberto, escolha a ferramenta Seleção, mas ao contrário do padrão, procure a ferramenta de Seleção oval. Com a tecla SHIFT pressionada para que a oval seja na verdade um círculo desenhe o tamanho aproximado desejado para a jóia.
Seleção feita com o acréscimo da borda
Com o círculo que se tornará o piercing definido, no menu Seleção encontre a ferramenta Modificar e acesse a opção Borda. Crie uma borda de 3 pixel em torno da seleção.
Fazendo a jóia
Seleção preenchida e desfeita na sequência
Criação de camadaSem desfazer a seleção, crie uma nova camada transparente acima do fundo da imagem, e selecione-a como camada ativa. Depois, entre no menu Editar, e acione a ferramenta Preencher. Na caixa de diálogo de preenchimento, escolha a opção para usar preenchimento de 50% preto. As outras opções do diálogo podem ser ignoradas. Ao clicar OK, você notará que a seleção em forma de anel – na camada ativa – agora apresenta um aro cinza médio. Com a seleção feita, não será possível editar nada que esteja fora da seleção, então com a combinação de teclas CTRL+D, desfaça a seleção que deu forma ao anel.
Do círculo ao brinco
Aplicação da perspectiva
O aro cinza que está logo acima do nariz da modelo, como você pode perceber, não se parece em nada com um piercing. Para aumentar o realismo da peça, é necessário transformá-lo de algumas formas. A primeira delas é alinhá-la com a forma do rosto, e posicioná-lo o mais precisamente possível no nariz do retrato. Para isso, no menu Editar, encontre o controle de Transformação. Aí, acesse o comando Perspectiva. Oito pontos de controle surgirão em volta do anel cinza. Arraste os quatro pontos de controle extremos (os que formam ângulos) até ajustar o tamanho e formato do anel para que este fique na mesma posição em que ficaria um piercing de verdade.
Máscara de camadaAgora é necessário gerar a ilusão de que a argola realmente está dando a volta completa na anatomia da modelo. Para isso, crie uma Camada de máscara, a partir do menu Camada. Selecione a máscara no inspetor de camadas e, com o pincel e a cor preta, comece a “esconder” as partes do anel que estariam escondidas pelas laterais do nariz da modelo.
Caso você esconda uma parte que deveria estar à mostra, é só trocar a cor do pincel para branco, e pintar a região que quer mostrar. Perceba que, ao trabalhar na máscara de camada, você não apaga nenhuma parte do anel, como aconteceria usando a ferramenta Borracha. Assim, as máscaras de camada são formas seguras e não destrutivas de manipular uma imagem. Use-as sempre que precisar apagar algo numa foto, mas não possa perder aquela informação para sempre.
Um pouco mais de realismo
Depois de escondido com a máscara, o relevo é aplicado
Ótimo, agora o piercing já está colocado corretamente, e passa a impressão de ser parte da foto certo? É, realmente, ele ainda está parecendo muito artificial. Para conferir mais realismo à argola, deve-se usar o efeito de Relevo de camada. Você pode acionar esta ferramenta a partir do botão de efeitos, no inspetor de camadas, ou clicando com o botão direito do mouse sobre a camada do piercing.
Aqui você deve testar diversas possibilidades de configuração de ângulo de sombreamento e de contorno, até que o visual da argola seja equivalente ao da iluminação do retrato. Atingindo este ponto, o piercing está quase pronto.
Não devia haver um furo ali?
Com a ferramenta Escurecer, cria-se a ilusão do furo
Pois é, um piercing tem esse nome exatamente por perfurar o corpo para prender a jóia. Se você notar bem, é possível enxergar o furo de um piercing – mesmo que sem a jóia – com relativa facilidade, dependendo do tempo em que a jóia foi retirada e de quando o furo foi feito.
A ferramenta EscurecerPara simular o furo, selecione o retrato que está abaixo da jóia na lista de camadas. Feito isso, escolha a ferramenta Escurecer – deixando-a com um ou dois pixel de diâmetro – e na região de contato do piercing com a pele – onde estaria o furo – faça uma pequena mancha escura, bem rente ao piercing. Isso irá gerar uma pequena sombra que, vista de longe, lembrará bastante o visual da pele perfurada.
Últimos retoques
Imagem finalizada depois dos últimos retoques
Para finalizar, alguns pequenos ajustes ainda podem ser feitos no piercing para aumentar ainda mais a sensação de realismo. Para esses retoques, ferramentas normais do aplicativo e edições de cor podem ser utilizadas. Caso o formato da argola não esteja exatamente a seu gosto, por exemplo, é possível fazer alguns ajustes finos usando a ferramenta Transformação livre (CTRL+T). Correções de cor podem ser feitas com ferramentas diversas, do pincel até ajustes na camada da argola.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2771-photoshop-como-inserir-um-piercing-em-uma-foto.htm#ixzz1S22E8DW5

Nenhum comentário:

Postar um comentário