quarta-feira, 13 de julho de 2011
Photoshop: crie reflexos nas suas fotos com a maior praticidade possível
Não é difícil ter fotos com fundo branco e perder o interesse por elas. Afinal, por mais bonita que ela seja, ela acaba se tornando banal e extremamente comum aos seus olhos, não é? Pois então não seria o caso de aprender alguns truques do Photoshop para deixá-las mais bonitas e surpreendentes? A maioria dos efeitos não é tão difícil de ser feita, logo você mesmo pode deixá-las com um toque especial.
Você já pensou em criar reflexos nas suas fotos? Pois saiba que é mais fácil do que você imagina. Ao contrário de outros efeitos como o reflexo em vidro ou então o Homem-Água, este reflexo que faremos hoje é o mais simples e básico de todos. Tudo o que você precisa é de uma imagem com o fundo branco e o Photoshop. Lembramos que a versão do programa utilizada neste tutorial é a CS3, mas os processos descritos aqui podem ser feitos em quaisquer outras versões.
Primeiro de tudo, abra o seu Photoshop e escolha uma foto que tenha o fundo branco. Em seguida, pressione CTRL e J no seu teclado para duplicar a camada original da imagem.
Depois, como iremos refletir o rapaz no chão, precisaremos aumentar o quadro de imagem. Para isso, é preciso acessar a opção chamada “Canvas Size”. Faça o seguinte caminho para chegar até ela: IMAGE > CANVAS SIZE. Se preferir, use o atalho ALT + CTRL + C.
Feito isso, você verá uma janela para personalização do tamanho da imagem. No campo “Height” (Altura), insira um valor que ofereça uma boa margem para a inversão da imagem. Em seguida, clique na seta que aponta para cima e não esqueça de alterar a cor de fundo da opção “Background” para branco.
O próximo passo consiste em inverter a imagem. Para isso existem dois modos de inversão. O primeiro é o mais rápido e acontece da seguinte forma: IMAGE > ROTATE CANVAS > FLIP CANVAS VERTICAL. Outra forma de fazer isso é pressionar CTRL + T e rotacionar a imagem de modo que ela fique espelhada. Escolha qual é mais adequada às suas necessidades.
Em seguida, pressione SHIFT e ainda com o botão acionado, clique e arraste o mouse para posicionar a camada superior invertida para baixo da imagem original. Assim é possível garantir a proporção e a exatidão do posicionamento do reflexo.
Quando o futuro reflexo já estiver bem posicionado, é hora de reduzir a opacidade. Na janela de camadas, vá até a opção “Opacity” e escolha um valor entre 20% e 30%. Quanto menor o valor, mais transparente ficará a imagem.
Estamos quase chegando ao final do seu reflexo. Para dar um toque final na sua imagem é hora de aplicar um gradiente para que pareça que o reflexo está sendo formado. Selecione a ferramenta Gradiente ou utilize o atalho de teclado “G”.
Uma vez que a ferramenta já esteja selecionada, é hora de usar o gradiente certo. Mantenha as cores padrão utilizando o atalho “D” no seu teclado. Em seguida é preciso inverter as cores para que a cor branca seja a primeira e a cor preta o fundo. Assim, vá até o menu de gradientes e escolha o segundo – Branco para transparente.
Agora que o seu gradiente já está escolhido, clique sobre um ponto inferior da imagem. Aqui usaremos como referência a cabeça do rapaz. Depois deste primeiro clique, pressione SHIFT para que o traço saia reto e defina o segundo clique. Isso fará com que o gradiente seja formado a partir do ponto inicial com a cor branca como base.
Assim que terminar, verifique se não sobrou muito espaço em branco na parte inferior da imagem. Caso tenha sobrado, use a ferramenta Cortar (Crop) através do atalho “C” no seu teclado. Agora, basta selecionar a área da imagem com reflexo e cortar!
O resultado deve ficar bastante parecido com este!
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2679-photoshop-crie-reflexos-nas-suas-fotos-com-a-maior-praticidade-possivel.htm#ixzz1S238gM4B
Photoshop: como inserir um piercing em uma foto
Fazer um piercing não é mais um ato de rebeldia sem causa ou revolta adolescente. Decorar o corpo com jóias é, em muitos casos, até melhor aceito do que fazê-lo com tatuagens. Assim, é comum encontrar pessoas de diversas idades e todos os estilos de vida aderindo à prática.
Porém existem riscos envolvidos, dependendo do local a ser perfurado e principalmente do profissional responsável pelo procedimento. O próprio resultado estético também pode ser bem diferente do esperado, e para diminuir a chance de você se arrepender de colocar um piercing, que tal testar o look antes de passar a agulha?
Como a equipe do Baixaki não pode correr atrás de um estúdio de perfuração para conferir as condições de higiene, qualidade do material e profissionalismo do piercer, fazemos a nossa parte ensinando como – no Photoshop – você pode simular uma jóia. Mesmo assim, os cuidados acerca de quem vai colocar seu piercing, e onde isso será feito, são importantíssimos! Não arrisque sua saúde com material ou aplicadores de segunda linha, e confira sempre a situação do estúdio.
Inclusive, a imagem que você irá criar seguindo esses passos pode servir de referência para o profissional fazer o serviço exatamente como você quer. Neste tutorial, será usado como exemplo uma pequena argola colocada no nariz, mas com alguma criatividade é bem fácil simular outros tipos de piercings em qualquer parte do corpo. Os comandos são praticamente iguais para todos os tipos de perfuração.
Então é isso, mãos à obra!
Para começar, escolha um retrato e que a parte que você quer conferir como fica perfurada esteja bem visível e nítida. Para este tutorial, escolhemos essa bela loira para ter seu nariz perfurado.Com o retrato já aberto, escolha a ferramenta Seleção, mas ao contrário do padrão, procure a ferramenta de Seleção oval. Com a tecla SHIFT pressionada para que a oval seja na verdade um círculo desenhe o tamanho aproximado desejado para a jóia.
Com o círculo que se tornará o piercing definido, no menu Seleção encontre a ferramenta Modificar e acesse a opção Borda. Crie uma borda de 3 pixel em torno da seleção.
Fazendo a jóia
Sem desfazer a seleção, crie uma nova camada transparente acima do fundo da imagem, e selecione-a como camada ativa. Depois, entre no menu Editar, e acione a ferramenta Preencher. Na caixa de diálogo de preenchimento, escolha a opção para usar preenchimento de 50% preto. As outras opções do diálogo podem ser ignoradas. Ao clicar OK, você notará que a seleção em forma de anel – na camada ativa – agora apresenta um aro cinza médio. Com a seleção feita, não será possível editar nada que esteja fora da seleção, então com a combinação de teclas CTRL+D, desfaça a seleção que deu forma ao anel.Do círculo ao brinco
O aro cinza que está logo acima do nariz da modelo, como você pode perceber, não se parece em nada com um piercing. Para aumentar o realismo da peça, é necessário transformá-lo de algumas formas. A primeira delas é alinhá-la com a forma do rosto, e posicioná-lo o mais precisamente possível no nariz do retrato. Para isso, no menu Editar, encontre o controle de Transformação. Aí, acesse o comando Perspectiva. Oito pontos de controle surgirão em volta do anel cinza. Arraste os quatro pontos de controle extremos (os que formam ângulos) até ajustar o tamanho e formato do anel para que este fique na mesma posição em que ficaria um piercing de verdade.Agora é necessário gerar a ilusão de que a argola realmente está dando a volta completa na anatomia da modelo. Para isso, crie uma Camada de máscara, a partir do menu Camada. Selecione a máscara no inspetor de camadas e, com o pincel e a cor preta, comece a “esconder” as partes do anel que estariam escondidas pelas laterais do nariz da modelo.
Caso você esconda uma parte que deveria estar à mostra, é só trocar a cor do pincel para branco, e pintar a região que quer mostrar. Perceba que, ao trabalhar na máscara de camada, você não apaga nenhuma parte do anel, como aconteceria usando a ferramenta Borracha. Assim, as máscaras de camada são formas seguras e não destrutivas de manipular uma imagem. Use-as sempre que precisar apagar algo numa foto, mas não possa perder aquela informação para sempre.
Um pouco mais de realismo
Ótimo, agora o piercing já está colocado corretamente, e passa a impressão de ser parte da foto certo? É, realmente, ele ainda está parecendo muito artificial. Para conferir mais realismo à argola, deve-se usar o efeito de Relevo de camada. Você pode acionar esta ferramenta a partir do botão de efeitos, no inspetor de camadas, ou clicando com o botão direito do mouse sobre a camada do piercing.Aqui você deve testar diversas possibilidades de configuração de ângulo de sombreamento e de contorno, até que o visual da argola seja equivalente ao da iluminação do retrato. Atingindo este ponto, o piercing está quase pronto.
Não devia haver um furo ali?
Pois é, um piercing tem esse nome exatamente por perfurar o corpo para prender a jóia. Se você notar bem, é possível enxergar o furo de um piercing – mesmo que sem a jóia – com relativa facilidade, dependendo do tempo em que a jóia foi retirada e de quando o furo foi feito.Para simular o furo, selecione o retrato que está abaixo da jóia na lista de camadas. Feito isso, escolha a ferramenta Escurecer – deixando-a com um ou dois pixel de diâmetro – e na região de contato do piercing com a pele – onde estaria o furo – faça uma pequena mancha escura, bem rente ao piercing. Isso irá gerar uma pequena sombra que, vista de longe, lembrará bastante o visual da pele perfurada.
Últimos retoques
Para finalizar, alguns pequenos ajustes ainda podem ser feitos no piercing para aumentar ainda mais a sensação de realismo. Para esses retoques, ferramentas normais do aplicativo e edições de cor podem ser utilizadas. Caso o formato da argola não esteja exatamente a seu gosto, por exemplo, é possível fazer alguns ajustes finos usando a ferramenta Transformação livre (CTRL+T). Correções de cor podem ser feitas com ferramentas diversas, do pincel até ajustes na camada da argola.Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2771-photoshop-como-inserir-um-piercing-em-uma-foto.htm#ixzz1S22E8DW5
Photoshop: como inserir uma tempestade em suas fotos
O céu é um dos elementos responsáveis por criar o clima de uma fotografia. Desde campos floridos sob um céu de brigadeiro – a essência da primavera – até céus cor de chumbo oprimindo a cidade. Neste tutorial você aprenderá a aplicar céus em imagens onde este elemento não corresponde ao desejado.
Tome como exemplo uma fotografia de um castelo europeu em um dia normal de sol. Você vai transformar a ambientação em uma tempestade iminente, com nuvens carregadas e a sensação de tragédia por atingir a fortificação. As duas imagens a seguir serão usadas neste tutorial.
A primeira coisa a fazer é separar o castelo e o jardim do belo céu azul que o cerca. Para isso, a maneira mais apropriada é criar uma máscara para o céu, através das ferramentas de seleção. Com a Varinha Mágica (Magic Wand) ativa, aplique uma tolerância de 70. Clique em qualquer parte da área gramada.
Você vai perceber que parte da estrutura de pedra é selecionada, bem como uma pequena porção do céu no fundo da imagem, enquanto uma pequena parte mais clara do gramado não é incluída na seleção. Ajuste a tolerância da varinha mágica para 30 e, com o SHIFT apertado, clique nessa área mais clara da grama até que toda a área verde esteja dentro da seleção. Ainda com a varinha mágica e tolerância 30, pressione o ALT e retire da seleção as áreas de céu.
Com o zoom bem próximo, confira o contorno do gramado, para se certificar de que não existe resquícios de céu na seleção.
A seguir, com a ferramenta de Laço Poligonal (Polygonal Lasso), faça a seleção do contorno do castelo e pressione a tecla SHIFT para adicionar o contorno do laço à seleção feita com a varinha mágica. Para uma maior precisão, aumente o zoom para pelo menos 800%. Depois de marcar o primeiro ponto da seleção, você pode soltar o SHIFT. Quando o caminho da seleção chegar aos limites da tela, use a tecla de espaço para conseguir mover a imagem sem perder o traçado já feito.
Depois disso feito, inverta a seleção, de modo que o céu esteja contornado. Essa inversão pode ser feita no menu Seleção > Inverter Seleção ou através do atalho SHIFT+CTRL+I. Apesar de ser possível fazer a mesma seleção partindo do céu, o baixo contraste entre a cor do castelo e das nuvens dificulta o uso da varinha mágica e pode forçar um gasto ainda maior de tempo na seleção com o laço poligonal.
Segundo passo
Agora é necessário levar o céu tempestuoso para a imagem do castelo. Abra a imagem das nuvens e no menu Seleção (Select), escolha Selecionar Tudo (Select All). Copie a seleção e volte para a imagem do castelo.
Com a seleção no céu, vá ao menu Editar (Edit) e selecione Colar dentro (Paste into) - ou acione o atalho CTRL+SHIFT+V. Reposicione as nuvens de maneira que a aparência ser fique mais agradável para você, mas tomando tome cuidado para que o céu acima do gramado esteja completamente coberto pela imagem da tempestade. Não ligue para o fato de que a aparência da manipulação parecer estranha, ainda faltam alguns passos para atingir o resultado correto.
Terceiro passo
Com a imagem (e não a máscara) selecionada, acione o atalho CTRL+T para exibir os controles da imagem. Você pode mudar o ângulo, as dimensões e a posição das nuvens, e ajustá-las melhor ao resultado esperado para a manipulação. Novamente, tenha cuidado para não deixar partes do céu original à mostra. Depois de alterar a forma das nuvens, pressione ENTER para aceitar as transformações.
Quarto passo
Agora você vai remover pequenas sobras do céu original que possam estar próximas ao castelo e ao gramado. Para isso, no inspetor de camadas, clique na miniatura da máscara para torná-la ativa. No menu Filtros (Filter), selecione a opção Desfoque > Desfoque Gaussiano (Blur > Gaussian Blur). Aplique um raio de 1 pixel e clique em OK. Depois vá em Filtros > Outros > Máximo (Filter > Other > Maximum).
O próximo ajuste a fazer é nas cores da imagem, para equalizar as tonalidades das nuvens e do castelo. Com a tecla ALT pressionada, clique no botão de criar nova camada de ajuste, no inspetor de camadas, e selecione Curvas (Curves). No diálogo de nova camada, acione o comando para Usar a camada anterior para criar máscara de recorte (Use previous layer to create clipping mask).
Sexto passo
Para aumentar a dramaticidade do céu, selecione a ferramenta Gradiente (Gradient). Configure a ferramenta de modo que o gradiente vá do preto ao branco, em modo normal e com 100% de opacidade. Ainda na camada de ajuste de curvas, crie um gradiente de alto a baixo usando estas configurações. Para manter o gradiente em linha reta, mantenha a tecla SHIFT pressionada. Você perceberá que o céu ficará mais escuro, mas com as cores ajustadas às do castelo.
Sétimo passo
Com a camada do castelo selecionada, crie uma nova camada de ajuste de curvas, mantendo a tecla ALT pressionada. A ideia desta camada é ajustar as cores do castelo para aumentar a naturalidade da foto como um todo.
Para isso, no diálogo de curvas, dois ajustes são necessários. O primeiro deve ser realizado no canal RGB, levantando ou abaixando o brilho geral da estrutura de pedra até você estar satisfeito com o resultado.
O segundo ajuste deve ser feito nos canais de cor individualmente, para deixar as cores do castelo mais próximas das esperadas sob um céu com tantas nuvens pesadas.
Oitavo passo
Selecione a máscara da camada de ajuste do castelo e, com a ferramenta gradiente configurada para um degradé radial do preto para o branco, crie uma área mais iluminada no castelo, próxima à região clara do céu.
Depois de todos esses ajustes, a imagem está finalmente pronta. Agora basta você salvar o arquivo no formato que preferir, e é bastante recomendado também que uma cópia do arquivo PSD também seja guardada, caso você deseje fazer mais alguma alteração na imagem em outro momento.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2873-photoshop-como-inserir-uma-tempestade-em-suas-fotos.htm#ixzz1S21hAAig
Photoshop: diminua a intensidade do flash nas fotos
Fotos de câmeras convencionais possuem um problema que às vezes fica bastante evidente: o flash. Nem sempre é possível controlá-lo como esperamos e muitas vezes a imagem acaba ficando com mais incidência de luz do que deveria. Mesmo assim, é possível recuperar a imagem e fazer algo para trazê-la o mais próximo possível da realidade. Para isso, você irá precisar do Adobe Photoshop e de um pouquinho de paciência, dependendo da quantidade de luz que existe na foto.
Para esse artigo foi utilizada a versão CS4 do programa, que pode ser encontrada para download sob a licença “Trial” no portal Baixaki. Lembre-se que para obter a versão completa é preciso comprar a licença completa, que custa em torno de US$ 699. Além disso, será necessária uma fotografia que esteja comprometida pela intensidade do flash. Se você não tem alguma já pronta, pode providenciar com a sua câmera digital com o flash ativado e voltado a regiões claras.
O primeiro passo é abrir a sua foto no Photoshop e logo em seguida abrir as configurações de do menu “Image” e acessar “Adjustments”. Selecione “Curves” no próximo menu que irá aparecer em cascata. Uma nova janela aparecerá com um painel cartesiano e uma curva ascendente. Neste painel você deverá puxar a curva para baixo de maneira que a imagem fique mais escura, ou seja, a luz será reduzida onde estiver com maior incidência.
Essas alterações também podem ser feitas pelos controles de Brilho e Contraste que o Photoshop possui. Para chegar até eles você deverá clicar novamente em “Image”, “Adjustments” e por último em “Brightness/Contrast”. Isso exige que você procure um equilíbrio entre os dois componentes, de maneira que a imagem não fique opaca, nem escura demais. Por isso, é preciso trabalhar com cuidado.
Ambas as técnicas podem ser utilizadas para dar maior ênfase às cores que por ventura tenham saído um pouco sem destaque. Assim, o contraste e a redução do brilho fazem com que o excesso de branco seja substituído por mais cores. Conforme a quantidade utilizada, você poderá até produzir o efeito de um bronzeado leve, em alguns casos.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2904-photoshop-diminua-a-intensidade-do-flash-nas-fotos.htm#ixzz1S1zXN9sv
Photoshop: insira fogos de artifício em suas fotos
Primeiramente, abra o Adobe Photoshop e a foto que ganhará fogos de artifício ao fundo. Prefira imagens em que o fundo aparece amplamente — nada de fotos extremamente próximas. E, quanto mais o céu aparecer, melhor.
Vamos começar pelo céu, pois está escuro demais e os fogos costumam deixá-lo mais claro. Crie uma nova camada.
Com a ferramenta de "Seleção Retangular", selecione toda a área que compreende o céu na foto.
Agora, clique na ferramenta de "Preenchimento em Degradê" (1) e escolha a segunda opção de "Presets" (2) — o que o preenchimento vai de uma cor para uma transparência. Clique no primeiro quadrado de cor (3) e escolha a cinza-escura.
Aplique o efeito degradê na área que foi selecionada anteriormente como mostra a imagem abaixo:
Como é possível que o preenchimento acabe cobrindo áreas que não são o céu, você pode ajustá-lo usando a ferramenta borrar, como na imagem abaixo.
Vá ao menu "Filter" > "Blur" e escolha a opção "Gaussian Blur":
Aplique o efeito com um raio de mais ou menos 10 pixels:
Crie uma nova camada:
Agora você vai precisar baixar um pacote de brushes (pincéis). Para este tutorial, resolvemos usar o pacote "Fireworks Brushes", feito por NoOrdinaryLove. Para baixá-lo, clique aqui.
Depois de baixar o arquivo, dê um duplo-clique sobre ele para que seja instalado em seu Photoshop.
No programa, vá ao menu "Window" e clique em "Brushes" (se a opção estiver com uma marcação ao lado, não é necessário clicar, pois já está aberta):
Nas opções dos "Brushes", clique em "Color Dynamics". Deixe as definições parecidas com as que estão na imagem abaixo:
Usar "Brushes" é muito simples: no quadrado (1), você escolhe a ponta do pincel. Procure apenas aqueles que você instalou, que estão em formato de fogos de artifício. Em "Diameter" (2) você escolhe o tamanho do pincel. E, por último, você pode definir uma rotação para o brush em "Angle" (3):
Escolha uma cor para o fogo de artifício, um brush e clique (uma vez) na imagem para aplicá-lo. Você pode notar que os "Brushes" funcionam como um carimbo:
Repita o processo de aplicação com várias cores diferentes, quantas vezes quiser. Entretanto, tenha bom-senso e não exagere.
Agora, vamos aplicar um brilho nos fogos de artifício. Crie uma nova camada:
Com o pincel normal, uma ponta suave e a cor branca, "pinte" no meio dos fogos de artifício como mostrado na imagem abaixo:
Mude o tipo desta camada para "Overlay".
Vá à "Filter" > "Blur" e selecione "Gaussian Blur":
Escolha um raio de mais ou menos 15 pixels:
Como na foto temos água, precisamos criar reflexos, para que fique mais real. Sendo assim, clique com o botão direito sobre a camada que contém os fogos de artifício e selecione "Duplicate Layer":
Tenha certeza de que a camada esteja acima de todas as outras no painel "Layers"; depois, pressione Ctrl + T para ativar a função "Free Transform".
Puxe os fogos para baixo, até que eles invertam e fiquem mais ou menos como na imagem abaixo:
Selecione a "Borracha" com uma ponta suave e apague os fogos de artifício que não estão sobre a água (nem refletindo em mais nada):
Vá à "Filter" > "Blur" e selecione "Gaussian Blur":
Aplique somente um pixel do efeito:
Para que os reflexos fiquem mais suaves, use a "Borracha" com ponta suave para apagar levemente em volta dos fogos, como abaixo:
Os passos a seguir são opcionais:
Como as fotos à noite não costumam ter uma definição tão perfeita, vamos deixar esta mais realista colocando ruídos.
Crie uma nova camada com preenchimento branco:
Mude o tipo da camada para "Linear Burn":
Vá à opção "Filter" > "Noise" e selecione "Add Noise":
A quantidade de ruídos vai depender de como você preferir. Aqui aplicamos 12,5%:
Não se esqueça de tirar os ruídos de locais com alto brilho: use a "Borracha" com ponta suave para isso:
Pronto, agora você tem uma legítima foto de um Réveillon cheia de fogos de artifício. Veja o resultado final de nosso tutorial:
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/3362-photoshop-insira-fogos-de-artificio-em-suas-fotos.htm#ixzz1S1ymSgDu
Assinar:
Postagens (Atom)