O céu é um dos elementos responsáveis por criar o clima de uma fotografia. Desde campos floridos sob um céu de brigadeiro – a essência da primavera – até céus cor de chumbo oprimindo a cidade. Neste tutorial você aprenderá a aplicar céus em imagens onde este elemento não corresponde ao desejado.
Tome como exemplo uma fotografia de um castelo europeu em um dia normal de sol. Você vai transformar a ambientação em uma tempestade iminente, com nuvens carregadas e a sensação de tragédia por atingir a fortificação. As duas imagens a seguir serão usadas neste tutorial.
A primeira coisa a fazer é separar o castelo e o jardim do belo céu azul que o cerca. Para isso, a maneira mais apropriada é criar uma máscara para o céu, através das ferramentas de seleção. Com a Varinha Mágica (Magic Wand) ativa, aplique uma tolerância de 70. Clique em qualquer parte da área gramada.
Você vai perceber que parte da estrutura de pedra é selecionada, bem como uma pequena porção do céu no fundo da imagem, enquanto uma pequena parte mais clara do gramado não é incluída na seleção. Ajuste a tolerância da varinha mágica para 30 e, com o SHIFT apertado, clique nessa área mais clara da grama até que toda a área verde esteja dentro da seleção. Ainda com a varinha mágica e tolerância 30, pressione o ALT e retire da seleção as áreas de céu.
Com o zoom bem próximo, confira o contorno do gramado, para se certificar de que não existe resquícios de céu na seleção.
A seguir, com a ferramenta de Laço Poligonal (Polygonal Lasso), faça a seleção do contorno do castelo e pressione a tecla SHIFT para adicionar o contorno do laço à seleção feita com a varinha mágica. Para uma maior precisão, aumente o zoom para pelo menos 800%. Depois de marcar o primeiro ponto da seleção, você pode soltar o SHIFT. Quando o caminho da seleção chegar aos limites da tela, use a tecla de espaço para conseguir mover a imagem sem perder o traçado já feito.
Depois disso feito, inverta a seleção, de modo que o céu esteja contornado. Essa inversão pode ser feita no menu Seleção > Inverter Seleção ou através do atalho SHIFT+CTRL+I. Apesar de ser possível fazer a mesma seleção partindo do céu, o baixo contraste entre a cor do castelo e das nuvens dificulta o uso da varinha mágica e pode forçar um gasto ainda maior de tempo na seleção com o laço poligonal.
Segundo passo
Agora é necessário levar o céu tempestuoso para a imagem do castelo. Abra a imagem das nuvens e no menu Seleção (Select), escolha Selecionar Tudo (Select All). Copie a seleção e volte para a imagem do castelo.
Com a seleção no céu, vá ao menu Editar (Edit) e selecione Colar dentro (Paste into) - ou acione o atalho CTRL+SHIFT+V. Reposicione as nuvens de maneira que a aparência ser fique mais agradável para você, mas tomando tome cuidado para que o céu acima do gramado esteja completamente coberto pela imagem da tempestade. Não ligue para o fato de que a aparência da manipulação parecer estranha, ainda faltam alguns passos para atingir o resultado correto.
Terceiro passo
Com a imagem (e não a máscara) selecionada, acione o atalho CTRL+T para exibir os controles da imagem. Você pode mudar o ângulo, as dimensões e a posição das nuvens, e ajustá-las melhor ao resultado esperado para a manipulação. Novamente, tenha cuidado para não deixar partes do céu original à mostra. Depois de alterar a forma das nuvens, pressione ENTER para aceitar as transformações.
Quarto passo
Agora você vai remover pequenas sobras do céu original que possam estar próximas ao castelo e ao gramado. Para isso, no inspetor de camadas, clique na miniatura da máscara para torná-la ativa. No menu Filtros (Filter), selecione a opção Desfoque > Desfoque Gaussiano (Blur > Gaussian Blur). Aplique um raio de 1 pixel e clique em OK. Depois vá em Filtros > Outros > Máximo (Filter > Other > Maximum).
O próximo ajuste a fazer é nas cores da imagem, para equalizar as tonalidades das nuvens e do castelo. Com a tecla ALT pressionada, clique no botão de criar nova camada de ajuste, no inspetor de camadas, e selecione Curvas (Curves). No diálogo de nova camada, acione o comando para Usar a camada anterior para criar máscara de recorte (Use previous layer to create clipping mask).
Sexto passo
Para aumentar a dramaticidade do céu, selecione a ferramenta Gradiente (Gradient). Configure a ferramenta de modo que o gradiente vá do preto ao branco, em modo normal e com 100% de opacidade. Ainda na camada de ajuste de curvas, crie um gradiente de alto a baixo usando estas configurações. Para manter o gradiente em linha reta, mantenha a tecla SHIFT pressionada. Você perceberá que o céu ficará mais escuro, mas com as cores ajustadas às do castelo.
Sétimo passo
Com a camada do castelo selecionada, crie uma nova camada de ajuste de curvas, mantendo a tecla ALT pressionada. A ideia desta camada é ajustar as cores do castelo para aumentar a naturalidade da foto como um todo.
Para isso, no diálogo de curvas, dois ajustes são necessários. O primeiro deve ser realizado no canal RGB, levantando ou abaixando o brilho geral da estrutura de pedra até você estar satisfeito com o resultado.
O segundo ajuste deve ser feito nos canais de cor individualmente, para deixar as cores do castelo mais próximas das esperadas sob um céu com tantas nuvens pesadas.
Oitavo passo
Selecione a máscara da camada de ajuste do castelo e, com a ferramenta gradiente configurada para um degradé radial do preto para o branco, crie uma área mais iluminada no castelo, próxima à região clara do céu.
Depois de todos esses ajustes, a imagem está finalmente pronta. Agora basta você salvar o arquivo no formato que preferir, e é bastante recomendado também que uma cópia do arquivo PSD também seja guardada, caso você deseje fazer mais alguma alteração na imagem em outro momento.
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2873-photoshop-como-inserir-uma-tempestade-em-suas-fotos.htm#ixzz1S21hAAig
Nenhum comentário:
Postar um comentário